Vídeo: A Guerra Tecnológica entre China e EUA – Implicações para o Brasil.

O Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (IE – Unicamp), durante o período em que as atividades presenciais estão suspensas, vem realizando no YouTube sessões de vídeo-conferência para discutir temas variados sobre economia. Uma dessas sessões tratou sobre a atual guerra tecnológica entre China e Estados Unidos.

A partir do texto para discussão número 401, com autoria dos professores Antônio Carlos Diegues (Unicamp) e José Eduardo Roselino (UFSCar), os professores Luíz Gonzaga Belluzzo e Ricardo Carneiro propõem a discussão do tema e fazem uma provocação: quais são as implicações para o Brasil a partir do movimento dos vetores globais da economia? No vídeo e no texto, além do breve esclarecimento da dinâmica produtiva da fronteira tecnológica atual, há a pertinente discussão conjuntural sobre o jogo de poder entre Estados Unidos e China e também as questões econômicas do planejamento chinês.

Tags: , , , , , , , , , ,
PET Economia UFPR