Atividades do PET


Atividades de Ensino

Livro do Mês. Atividade mensal de leitura de um livro escolhido pelos alunos do PET. Após a leitura do livro escolhido, são realizadas discussões sobre o conteúdo, a metodologia e de sua relevância no entendimento dos problemas correntes da economia brasileira e mundial. Os livros são, em geral, escolhidos por estarem em evidência seja nos círculos acadêmicos ou públicos mais amplamente; e por terem importância na formação do economista crítico, mas que dificilmente poderão ser (ou são) lidos dentro da grade curricular normal. A atividade é aberta e a participação dos demais alunos da graduação é incentivada pelos membros do grupo PET.

Os livros selecionados para 2013 serão postados em breve.

Seminários. Além de promover seus próprios seminários, o PET-Economia tem participado ativamente dos seminários organizados pela Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico, tem ministrado seminários a outros Departamentos e Grupos PET da universidade (como o seminário sobre Crise Financeira Atual ministrado ao Grupo PET-Farmácia em 2008) e pelos eventos similares promovidos pelo Centro Acadêmico de Economia (CACE). Neste último caso, o PET-Economia participará, mais uma vez, da Semana de Economia promovida pelo CACE, apresentando seminários de temas atuais e requisitados pelos organizadores. Estas atividades tem contribuído com a capacitação dos membros do grupo tanto em suas habilidades de pesquisa e de avaliação crítica de dados e opiniões, quanto na de preparação e de transmissão de conhecimento a grupos maiores de pessoas. Nisto, tais atividades tem se mostrado de especial valia para os membros mais recentes do grupo. O Grupo seguirá nesta mesma linha de atividades de seminários em 2012.

Olhares sobre o futuro do Brasil. O seminário propõe à comunidade algumas visões sobre o atual e o contemporâneo no Brasil e no Mundo. Numa exposição interativa de aproximadamente 3 horas, os olhares críticos sobre as possibilidades que se apresentam ao país num futuro próximo conduzem o evento. A participação do público é garantida por meio de perguntas livres. Assim, a ênfase se direciona o tempo todo para a interdisciplinaridade; pois os questionamentos se referem à vida real e o cotidiano, onde não existe mundo econômico, político ou jurídico isoladamente.


Atividades de Pesquisa

Pesquisa dos Egressos. Atividade de todo o grupo PET-Economia que busca compreender as motivações do alto índice de evasão do curso de Economia da UFPR. O levantamento dos dados já começou com o apoio da Coordenação do Curso de Economia e do Núcleo de Assuntos Acadêmicos da UFPR. A bibliografia relevante no assunto, ainda esparsa, também está sendo levantada. Além de relatórios de pesquisa, pretende-se alcançar qualidade de publicação nos textos desenvolvidos a partir desta pesquisa. Além disso, pretende-se que os resultados da pesquisa sejam úteis para informar políticas antievasão seja do Departamento de Economia, seja da UFPR.

Pesquisa dos Alunos-PET. Cada aluno do PET-Economia desenvolve pesquisas individuais ao longo do ano. Em geral, as pesquisas são orientadas por professores do quadro do Departamento de Economia e periodicamente acompanhadas pelos tutores. Os resultados das pesquisas serão apresentados em eventos PET regional ou nacional, em encontros ou seminários estritamente para economistas e, obrigatoriamente, no evento de iniciação científica da UFPR (Evinci).

A atividade de pesquisa individual dos alunos PET-Economia tem sido uma tradição do grupo e tem contribuído consideravelmente para o desenvolvimento das capacidades de pesquisa dos alunos. Além da aquisição de conhecimento teórico mais avançado, a pesquisa possibilita a aplicação de técnicas diversas, a descoberta das dificuldades da coleta de informação e maior conhecimento da realidade da economia e sociedade brasileira e internacional.

Apresentação de Seminários de Andamento da Pesquisa. A cada três meses serão apresentados seminários sobre o andamento das pesquisas individuais dos bolsistas do PET-Economia. Além de ajudar o aluno a definir os caminhos de sua pesquisa, a apresentação do seminário pretende dar a oportunidade aos iniciantes a se acostumarem com o ambiente de debate acadêmico. A interação com o grupo visa, ainda, fortalecer o rigor da pesquisa e compartilhar os achados da pesquisa com os demais membros do grupo.


Atividades de Extensão

Estudos Interdisciplinares. Eventos de Extensão envolvendo professores de outras disciplinas afins à economia (Sociologia, Filosofia, História, Psicologia, Geografia etc) para discutir temas transversais ou comuns. A experiência muito proveitosa com evento similar junto com o PET-Farmácia para discutir a Crise Financeira animou o grupo a promover mais desses eventos. Conversas e levantamentos de interesse estão sendo avaliadas para realizar um cronograma anual de tais eventos.

Projeto de extensão com o MST. O PET está articulando um projeto de extensão com o Movimento do Trabalhadores Sem Terra. Neste projeto, os integrantes do PET e demais graduandos buscarão se aproximar desse importante movimento social, com o intuito de conhecer as diretrizes do movimento, seu mecanismo de funcionamento, as questões políticas e econômicas envolvidas na luta pela reforma agrária, além de buscar compreender o funcionamento prático das cooperativas. Os estudantes também, buscarão contribuir, na medida do possível, para a solução eventuais problemas levantados pelo movimento aos estudantes.O Programa de Ensino Tutorial é destinado a grupos de alunos que demonstrem potencial, interesse e habilidades especiais.

Periódico do PET. O PET-Economia lançará o segundo número dos Primeiros Ensaios Econômicos em 2011. Ao longo do ano, será elaborado o terceiro número, requerendo não só uma considerável capacidade de planejamento e organização, como busca de artigos para submissão, discussões e pareceres para seleção dos artigos e de outras contribuições.

Atividades de Caráter Coletivo. Reuniões administrativas semanais. Nessas reuniões é discutido o andamento das atividades planejadas, as dificuldades na realização das mesmas e das necessidades para a conclusão das tarefas. São discutidas também questões administrativas internas, as levantadas pelos representantes no interpet e pelo Comitê Local de Acompanhamento.

Representação no Interpet. Há pelo menos dois membros do grupo participando do Interpet e que trazem as discussões lá realizadas para o grupo como um todo.


Universidade Federal do Paraná
Setor de Ciências Sociais Aplicadas
Departamento de economia

Contato: Av. Prefeito Lothário Meissner, 3400 - Jd. Botânico
CEP : 80210-170 Curitiba-PR.
Fone : +55 41 3360-4475; Email: petecoufpr@gmail.com.br